sexta-feira, 28 de abril de 2017

Dia da Educação


" A Educação sempre será a melhor de todas as heranças!"
Evaldo Alencar Reis

Boa tarde! Comemora-se hoje  28 de abril, o Dia da Educação. Essa data  serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos. Afinal não é apenas a escola o único local importante associado a educação. 
Espero ter contribuído! Até a próxima! Beijão!

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Vídeo: A revolta dos livrinhos



Boa noite!
Gostei muito da história e a mensagem que passa!

"Na escola Recriar, tudo parecia normal . Os alunos frequentavam as aulas e, nos momentos de lazer, se divertiam na sala de TV, no salão de jogos, no parquinho...Mas e a biblioteca? Por que ficava sempre vazia?
A escola nunca mais foi a mesma quando os livros resolvem protestar contra o abandono que sofriam e mostram a importância que deveriam ter na vida de todos os alunos.
(Lielba Ramos e Aldo Domingos dos Santos)

Espero que gostem também! Até a próxima!

terça-feira, 25 de abril de 2017

Jogo Nunca dez -

Boa noite! 
Brincando também se aprende! 
Se aprender é muito bom, imaginem aprender brincando!
O jogo consiste na soma dos valores obtidos nos dados. Com o objetivo de  facilitar o entendimento da noção real do número inteiro e da passagem da unidade para a dezena, da dezena para a centena, e da centena para unidade de milhar. Nesse jogo vamos até a troca da dezena para a centena.

 JOGO NUNCA DEZ SEM MATERIAL DOURADO

Modo de jogar:

Divide os alunos em grupos de 6 e cada jogador recebe uma folha sulfite para registrar suas jogadas e trocas.
Divide uma folha sulfite em três partes: U = UNIDADE , D= DEZENA, C = CENTENA.
O grupo decide quem inicia o jogo. Cada aluno na sua vez lança o dado e desenha a quantidade de cubinhos ou quadradinhos que saiu no dado
Quando o jogador conseguir mais de dez cubinhos ou quadradinhos, laça-os e passa para uma barrinha ou tirinha.
Vai fazendo as jogadas e quando o jogador conseguir dez barrinhas ou tirinhas, laça-os e troca por uma placa.
Vence o jogador que chegar primeiro na placa ou em um número de placas combinado antecipadamente.

Abaixo modelo do sulfite:
C




















D
U

Fotos de algumas jogadas dos alunos! 
Exemplos de trocas: Unidades para dezena, dezenas para centena...






Com esse jogo trabalhamos o sistema de numeração decimal, com situações problema envolvendo contagem, adição, o valor posicional dos algarismos, quadro valor e lugar: unidade, dezena e centena...
Espero que gostem e joguem! Até a próxima! Beijão!


quinta-feira, 20 de abril de 2017

quarta-feira, 19 de abril de 2017


Olá!
Como hoje 19 de abril comemoramos o  “Dia do Índio”, separei algumas curiosidades para vocês. Espero que gostem!




CURIOSIDADES SOBRE OS ÍNDIOS

VOCÊ SABIA QUE...

  • SÓ OS CHEFES USAM COCAR. ELE É UM SÍMBOLO DE PODER DENTRO DA ALDEIA. CADA COR NO COCAR TEM UM SIGNIFICADO?
  • CADA TRIBO TEM UM PAJÉ. ELE É O LÍDER ESPIRITUAL E UMA ESPÉCIE DE MÉDICO DOS ÍNDIOS? O PAJÉ É QUEM ESCOLHE O NOME DAS CRIANÇAS DEPOIS DE PEDIR INSPIRAÇÃO PARA OS SERES DA NATUREZA E CONSULTAR DEUS.
  • ALGUNS ÍNDIOS FALAM LÍNGUAS MUITO DIFERENTES DO PORTUGUÊS. MUITAS PALAVRAS DO NOSSO VOCABULÁRIO VIERAM DELES.  EXEMPLO: CANJICA, PIPOCA, MINGAU, ABACAXI, PITANGA, JABUTICABA, JABUTI, ARARA, PERERECA, TATU, SOROCABA, PARAÍBA, MANAUS, PARANÁ, PERNAMBUCO, CURITIBA, PETECA, ARAPONGA, CAPOEIRA, CATAPORA...
  •  PARA MUITOS POVOS INDÍGENAS, ASSIM QUE O INDIOZINHO OU A INDIAZINHA NASCE, O PAI CORTA CARINHOSAMENTE O CORDÃO UMBILICAL COM OS DENTES. DEPOIS, FICA DE RESGUARDO ATÉ QUE O RESTO DO CORDÃO CAIA.
  •  AS MENINAS DA TRIBO CARAJÁS SÃO SEPARADAS DA FAMÍLIA QUANDO SE TORNAM ADOLESCENTES. ELAS FICAM TRANCADAS EM UM QUARTO DA CASA. DURANTE TRÊS MESES, ELAS NÃO PODEM CONVERSAR COM NINGUÉM ENQUANTO APRENDEM A CONSTRUIR CESTOS, FAZER COMIDA E PINTAR CORPOS. DEPOIS UMA GRANDE FESTA CHEIA DE MÁSCARAS SERVE PARA APRESENTÁ-LAS PARA A ALDEIA. AS INDIAZINHAS JÁ TORNARAM MULHERES E PODEM SE CASAR.
  •  OS MENINOS  DA TRIBO XAVANTES NO MATO GROSSO, ENTRE 12 E 13 ANOS VÃO PARA UMA CASA CHAMADA HÖ. FICAM POR CINCO ANOS E APRENDEM A PESCAR, CAÇAR E SEGUIR OS RITUAIS DO POVO. QUANDO SAEM ESTÃO PRONTOS PARA A VIDA ADULTA.
  • NA SOCIEDADE DOS ÍNDIOS BOROROS QUE VIVEM NO MATO GROSSO, QUEM FAZ O PEDIDO DE CASAMENTO É A MULHER, QUE PREPARA COMIDA E LEVA PARA O RAPAZ. SE ELE COMER, É SINAL  DE QUE O NAMORO TEM CHANCE DE DAR CERTO. EM TROCA, ELE DEVE LEVAR UMA CAÇA PARA A FAMÍLIA DELA.



                                                                                     (http://recreioonline.abril.com.br)


Até a próxima!!
Oi,tudo bom com vocês?
     Primeira postagem do blog!
     Vamos lá, primeiramente meu nome é  Nanci Maria de Fátima Cavichioli Nalini, sou casada, tenho duas filhas lindas, sou professora alfabetizadora do Ensino Fundamental. 
Moro e trabalho na cidade de Santa Bárbara d'Oeste - S. Paulo.
Esse blog é direcionado a qualquer público, mas é principalmente direcionado a professores, pais e amigos da Educação, a alfabetização e ao letramento das nossas crianças e alunos. 
Nele irei postar dicas, projetos, músicas, vídeos, livros, reportagens...tudo voltado ao tema. 
 Fiquem a vontade para comentar!
  Bem vindos ao Alfabetizando e Letrando!

Profª Nanci

   
 

Poema Saber Viver - Cora Coralina   Não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós, mas, sei que nada do que vivemos tem sentido, se nã...