terça-feira, 18 de agosto de 2020

 

Rá, deus do sol


 Rá – Wikipédia, a enciclopédia livre

De acordo com a mitologia egípcia, o deus Rá é o responsável pela criação do mundo, inclusive do homem e da mulher.

A história conta que o seu pai Nun tinha lhe dado a difícil tarefa de criar o universo e, ao fim dela, cansado do trabalho da criação, Rá transpirava muito e chorou. Seu suor e suas lágrimas fizeram surgir o homem e a mulher.

Rá (do português Ré) é o Deus Egípcio do Sol sendo a principal divindade da religião egípcia. O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos.

As divindades geralmente estão ligados a fenômenos da natureza, e, em função da luz no cultivo dos alimentos, os antigos egípcios atribuíram a Rá grande importância.

Além de ser a divindade central do panteão egípcio, Rá é também um deus primordial e criador dos deuses e da ordem divina, junto de sua esposa, a Deusa Ret (cujo nome é a versão feminina do nome Ré e pode ser a mesma divindade) originaram a genealogia: Shu e Tefnut, Geb e Nut, Osíris, Seth, Ísis e Néftis.

Ao longo do tempo, esta divindade foi associado a outros deuses, como Hórus, Sobek (Sobek-Ré), Amon (Amon-Ré) e Khnum (Khnum-Ré) e sua existência está intimamente ligada à realeza, pois Rá teria vivido em Heliópolis e regido o Egito antes mesmo das dinastias históricas, das quais os faraós seriam seus descendentes.

https://www.todamateria.com.br/lendas-e-mitos/

Professora Nanci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Saber Viver - Cora Coralina   Não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós, mas, sei que nada do que vivemos tem sentido, se nã...