quinta-feira, 3 de setembro de 2020

 

Conto: O vestido azul 

Vestido Azul

Era uma vez, uma linda menina, que morava em uma comunidade muito carente da periferia, conhecida por suas casas e ruas muito mal cuidadas, com esgoto correndo a céu aberto, muito lixo no chão e animais abandonados nas ruas. O bairro era chamado de Bairro Tristeza e as pessoas tinham vergonha de dizer que moravam lá. Uma menina começou a estudar na escolinha do bairro e desde os primeiros dias de aula, chamava atenção por sua aparência maltrapilha, cabelos embaraçados e sem tomar banho. Ela costumava andar de cabeça baixa, tinha um olhar triste e sentia vergonha de seus colegas de aula.

                Certo dia, uma das merendeiras da escola, que admirava a beleza daquela menina triste (como era conhecida), resolveu dar de presente a ela, um lindo vestido azul. A merendeira costumava costurar em seus horários de folga e durante muitos dias, ela se dedicou a fazer aquele lindo vestido azul, o qual ficou deslumbrante. A menina ao receber o presente, ficou encantada com o vestido. Ela nunca tinha visto e muito menos vestido nada igual. Agradeceu imensamente aquela gentil senhora dizendo: “Eu nunca tive nada igual a este vestido em toda a minha vida. Só vi vestidos como este em filmes e contos de fada...”

                Ao chegar em casa com o vestido, ela chamou toda a família para mostrar o presente que havia ganhado. Seus pais ficaram encantados e felizes por verem a felicidade irradiante de sua filha com o presente. Antes de vestir o vestido em sua filha, os pais pediram-lhe para que ela tomasse um banho, cortaram e escovaram os seus cabelos, causaram-lhe o melhor sapato, fizeram maquiagem e passaram um delicioso perfume nela. A menina ficou linda, irreconhecível! Tão linda, que os pais cheios de orgulho, resolveram inclusive vestirem-se melhor também.

                Eles arrumaram a casa, o jardim e o pátio: plantaram flores, pintaram a casa e limparam o pátio, deixando a casa linda e admirável a todos. Os vizinhos, admirando o novo visual da casa, inspiraram-se e também embelezaram as suas casas. Ao verem a linda transformação do bairro, todos os moradores se uniram para cuidarem e embelezarem as áreas públicas, que também ficaram maravilhosas. Ao chegar na escola, no primeiro dia de aula em que ela foi com o vestido, a menina estava irradiante, feliz e com um sorriso no rosto contagiante. Foi recebida pelos professores e alunos como se fosse uma grande celebridade.

                A partir daquele dia, todos os alunos começaram a ir para a escola, com suas melhores roupas. Todos muito asseados como se fossem ir para uma festa, ou para um grande evento. A menina que era chamada de “Menina Triste” passou a ser chamada de “Menina Feliz”. O bairro que era motivo de vergonha aos moradores, hoje é motivo de orgulho para todos os que moram lá. Aquele pequeno gesto de uma humilde merendeira da escola, feito com todo o seu amor, carinho e despretensão, fez toda a diferença na vida daquela menina e de toda uma comunidade.    

 

“As grandes mudanças e transformações, começam por nossas pequenas atitudes individuais.”

Professora Nanci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Saber Viver - Cora Coralina   Não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós, mas, sei que nada do que vivemos tem sentido, se nã...