segunda-feira, 27 de abril de 2020

Geografia: Casa no campo

GEOGRAFIA - 3º ANOS  -BNCC (EF03GE01) 
Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo. 


O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças

 Leitura e interpretação:

Casa no campo 
                                                           (Zé Rodrix / Tavito)

Eu quero uma casa no campo
onde eu possa compor muitos rocks rurais
e tenha somente a certeza
dos amigos do peito e nada mais.
Eu quero uma casa no campo
onde eu possa ficar do tamanho da paz
e tenha somente a certeza
dos limites do corpo e nada mais.
Eu quero carneiros e cabras
pastando solenes no meu jardim.
[...]
Eu quero uma casa no campo,
do tamanho ideal, pau a pique e sapê,
onde eu possa plantar meus amigos,
meus discos e livros e nada mais. [bis]

Elis Regina. Casa no campo. In: Elis. (vol.1). Rio de Janeiro. Phonogram, 1972.



Releia a letra da canção da questão anterior e, em seguida, responda às perguntas abaixo no caderno.


a. De que tipo de paisagem a música fala?
________________________________________________________________


b. Quais trechos o levaram a essa conclusão?
________________________________________________________________

c. Se você pudesse modificar algo na paisagem descrita, o que seria?
________________________________________________________________

d. Desenhe no caderno a paisagem descrita da forma como você a imagina.






BONS ESTUDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Saber Viver - Cora Coralina   Não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós, mas, sei que nada do que vivemos tem sentido, se nã...