segunda-feira, 18 de maio de 2020

Aulas em casa

 DICAS PARA ORGANIZAR AS AULAS ESCOLARES EM CASA.



Em tempos de pandemia do Coronavírus, ficar em casa e evitar aglomerações são as recomendações essenciais para não proliferar a doença. Por consequência disso as escolas tiveram que suspender suas aulas com o objetivo de proteger os alunos. Milhares de crianças e adolescentes estão recebendo conteúdo online, através de vídeos, rotinas, planos de aulas por emails,  whatsapp, facebook... 
e também aulas, através do CMSP (Centro de Mídias do Estado de São Paulo), onde teve a necessidade de baixar um plicativo.
É muito importante que a família se comprometa com a educação das crianças nesse modelo de estudos que é estudar em casa.
Pensando nisso,  se você esta precisando de dicas para ajudar nos estudos online, acompanhe 8 dicas para organizar as aulas em casa.


1ª - TRANSMITIR SEGURANÇA E SERENIDADE PARA AS CRIANÇAS: Um clima de nervosismo, insegurança e falta de direção pode deixar as crianças confusas e agitadas. Por isso, é preciso relacionar o dia a dia de casa com a escola. "Na escola há uma segurança, a criança sabe que vai chegar, sentar e ver a aula, em um ambiente conhecido".

2ª - ESTABELECER UMA ROTINA: "Escreva em um papel, faça uma tabela, coloque horário para começar e terminar. É preciso ter uma sequencia de rotina. Uma sugestão para elaborar essa sequencia é sentar com a criança e escrever uma lista do que precisa ser feito ao longo do dia e combinar os horários em que elas serão executadas".

3ª - PREPARAR OS MATERIAIS QUE SERÃO UTILIZADOS: Para que a rotina de certo, com o máximo de foco e segurança, a criança precisa ter acesso rápido aos materiais que serão utilizados nas atividades. "A criança quando vai para a escola prepara uma bolsa. Em casa, quando ela for fazer as atividades, precisa ter tudo a mão"

4ª - PREPARAR UM LOCAL DE TRABALHO: Ter um local reservado diariamente para as atividades escolares também ajuda no estabelecimento de uma rotina. "Se a criança tem uma escrivaninha, pode sentar nela. Se ela tem uma mesa de jantar, naquele horário deve estar liberado o mesmo lugar para ela trabalhar".

5ª - PREPARAR O AMBIENTE:  "A criança precisa de um ambiente calmo, sem distrações, para conseguir o foco. Não é justo a criança ficar fazendo lição e o irmão jogando videogame, e a mãe mexendo no celular, e o pai fazendo barulho, assistindo TV. Não dá certo, a família precisa se mobilizar e ajudar nessa questão".

6ª - FAZER COMBINADOS: "No momento dos estudos, todo mundo deve encontrar uma atividade relacionada ao estudo. Pode ler, pode bordar, pode fazer algo escrito. mas não pode pegar aparelhos eletrônicos, porque a criança escuta uma barulhinho e se distrai".

7ª - HORA PARA COMEÇAR E HORA PARA ACABAR: "Com dicas, você consegue o foco necessário para estudar em casa, e ele tem que acontecer sempre no mesmo horário, no mesmo lugar e com todos os materiais necessários. Assim, voltamos à dica número 1, transmitir segurança e serenidade".

8ª - SER REALISTA: " A gente tem que se conscientizar de que os estudos em casa ainda vão acontecer por algum tempo. Temos que ser realistas e adequar a nossa casa e a nossa rotina para que o aprendizado aconteça. A gente tem que trabalhar conteúdo, aprofundar o conhecimento".



(Papo da Professora Denise - Denise Ferreira)
Jornal O Liberal 16/05/2020  


Nós professores podemos ajudar muito na aprendizagem, mas não adiantará nada se os pais não fizerem essa parceria conosco. Professora Nanci






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Saber Viver - Cora Coralina   Não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós, mas, sei que nada do que vivemos tem sentido, se nã...