sexta-feira, 21 de agosto de 2020

 

Adivinhas em Cordel


                                                                                                      Mariane Bigio


Adivinhas em Cordel – Personagens do Folclore Brasileiro ...

Sou bicho que vive n’água

mas a noite quando vem

me transforma num humano

tão belo como ninguém

depois de bailar com as moças

volto ao rio e durmo bem… Boto Cor-de-Rosa


Eu sou  protetor das matas

de todos os animais

não gosto de quem destrói

quem polui eu vou atrás

eu despisto os caçadores

C’os pés virados pra trás...Curupira

 

Faço muitas travessuras

venho num redemoinho

vou pulando pela mata

fumando meu cachimbinho

pulo sempre se um pé só

e é vermelho o meu gorrinho...Saci

 

Eu assusto todo mundo

com meu forte relinchar

apareço quando é noite

bem escura, de luar

tenho corpo de cavalo

e fogo para soltar... Mula sem cabeça

 

Já fui bela indiazinha

e hoje vivo a nadar

nas profundezas do rio

sempre gosto de cantar

se for um belo rapaz

poderá se enfeitiçar…Iara

 

Me transformo numa fera

nas noites de Lua cheia

se arrepia com meu uivo

quem tiver sangue na veia

sou um caçador feroz

com bocarra grande e feia…Lobisomem

 

Eu rastejo pela mata

minha pele é de serpente

os meus olhos vão brilhando

como arde o fogo quente

quem me encontrar por aí

ficará cego ou doente…Boitatá


Vou atrás das criancinhas

que são desobedientes

sou uma bruxa do mato

meu disfarce é diferente

eu sou como um jacaré

mas fico em pé como gente…Cuca



https://maribigio.com/2016/09/14/adivinhas-em-cordel-personagens-do-folclore-brasileiro/

Professora Nanci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Saber Viver - Cora Coralina   Não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós, mas, sei que nada do que vivemos tem sentido, se nã...