quinta-feira, 27 de agosto de 2020

 MÚSICAS FOLCLÓRICAS!


Pobre de marré deci


Principais características da Música Folclórica:

- Criação espontânea;

- Simplicidade e repetição nas letras;

- Relação com grupos regionais;

- Constitui uma herança cultural;

- Sofre variações dependendo da região;

- Transmitida de geração em geração;

- Não possui autor conhecido, sendo uma "criação coletiva".


As músicas folclóricas abarcam quase todos os tipos de temáticas humanas. Geralmente as letras são simples e possuem muitas repetições, característica muito notória e que facilita a memorização.

Dentre essas músicas, existem as canções de dança, consideradas as mais antigas das cantigas populares e utilizadas para marcar o compasso da dança.

Assim também são as cantigas para as danças e os jogos infantis, mais conhecidas como cantigas de roda.

Alguns exemplos:

Eu sou pobre, pobre

Eu sou pobre, pobre, pobre,

De marré, marré, marré.

Eu sou pobre, pobre, pobre,

De marré deci.

Eu sou rica, rica, rica,

De marré, marré, marré.

Eu sou rica, rica, rica,

De marré deci.

Eu queria uma de vossas filhas,

De marré, marré, marré.

Eu queria uma de vossas filhas,

De marré deci.

Escolhei a qual quiser,

De marré, marré, marré.

Escolhei a qual quiser,

De marré deci.

Eu queria (nome da pessoa),

De marré, marré, marré,

Eu queria (nome da pessoa),

De marré deci.

Que ofício dais a ela ?

De marré, marré, marré.

Que ofício dais a ela ?

De marré deci.

Dou o ofício de (nome do ofício)

De marré, marré, marré.

Dou o ofício de (nome do ofício),

De marré deci.

Este ofício me agrada (ou não)

De marré, marré, marré.

Este ofício me agrada (ou não)

De marré deci.

Lá se foi a (nome da pessoa),

De marré, marré, marré.

Lá se foi a (nome da pessoa),

De marré deci.

Pra terminar :

Eu de pobre fiquei rica.

De marré, marré, marré.

Eu de rica fiquei pobre,

De marré deci.

 

 

Boi da cara preta

Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega esta criança que tem medo de careta

Não, não, não
Não pega ele não
Ele é bonitinho, ele chora coitadinho.


Marinheiro só

Oi, marinheiro, marinheiro,
Marinheiro só
Quem te ensinou a navegar?
Marinheiro só
Foi o balanço do navio,
Marinheiro só
Foi o balanço do mar
Marinheiro só.


Fui no Tororó

Fui no Tororó beber água não achei
Achei bela Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada

Oh! Dona Maria,
Oh! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha!


Ciranda Cirandinha

Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar

O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.


https://www.todamateria.com.br/musicas-folcloricas/

Professora Nanci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Saber Viver - Cora Coralina   Não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós, mas, sei que nada do que vivemos tem sentido, se nã...